Microsoft abre caminho a Tablets “minis” com Windows 8 | Pplware

From Microsoft abre caminho a Tablets "minis" com Windows 8 | Pplware April 02, 2013 at 01:36PM

Click here to visit original post!

Microsoft abre caminho a Tablets “minis” com Windows 8

Criado por em 2 de Abril de 2013 | 4 comentários

A Microsoft está, aparentemente, a desenvolver um firmware do Windows 8 para tablets “minis”, a incidir em segmentos do tipo Kindle Fire da Amazon ou mesmo do iPad mini da Apple, podendo ser um equipamento concorrente nesse mercado.

Estas suspeitas apareceram depois de verificadas algumas das directrizes de certificação da Microsoft para o Windows 8 suportado pelos tablets. Este agora permite resoluções tão baixas como 1024×768.

Essa é a mesma resolução e proporção de ecrã que existe no iPad mini. Estas são apenas suspeitas, pois enquanto não houver uma declaração de intenção oficial, por parte da Microsoft, as suspeitas só podem ser “lidas” nas entrelinhas:

Isso não significa que estamos a incentivar os parceiros a usar regularmente uma resolução de ecrã menor. Na verdade, vemos clientes a abraçar os ecrãs de maior resolução que melhoram a experiências de utilização com Windows. Nós entendemos que, os parceiros que exploram projectos para determinados mercados, poderiam encontrar maior flexibilidade de estrutura útil.

O tablets mais pequenos tornaram-se, nos últimos meses, num foco de popularidade graças ao seu preço mais baixo e à sua fantástica portabilidade. Os grupos de investigação e pesquisa de mercado, dedicados ao segmento, estimam que os tablets de 7 e 8 polegadas irão ter um crescimento mais acelerado do que os tablets de ecrã maior, podendo mesmo ultrapassar as vendas dos “grandes” já no próximo ano.

Actualmente, no mercado abaixo das 10 polegadas, não existem tablets com Windows 8, isto possivelmente por causa do mínimo da resolução de 1366×768 requerida pela Microsoft para a certificação. Em ecrãs menores, o formato panorâmico do ecrã dá uma aspecto muito exíguo do Windows. A simplificação das exigências iriam permitir que nos tablets o Windows pudesse ser executado em modo retrato de forma mais ampla, ou mais alto quando em modo paisagem.

Há, contudo, um problema grande que implica alterações mais significativas. Os tablets que têm resoluções abaixo dos 1366×768 não serão capazes de usar o recurso Snap, do Windows 8. O Snap permite que se coloque lado a lado duas aplicações do Windows, estando uma a ser executada na barra lateral ao lado da aplicação principal a correr no restante espaço do ecrã. Acreditem, esta é uma das funcionalidades mais úteis do Windows 8, facilita muito a vida de qualquer utilizador.

Embora a Microsoft vá “incentivar” os fabricantes a não identificar esta perda de funcionalidades, a verdade é que os ecrãs mais pequenos não terão esta ferramenta (pois não traz tamanho útil de utilização) e isso irá arredar destes tablets uma das mais eficazes funções que somente nos tablets com ecrãs grandes e mesmo nos mais baratos, estará presente.

Claro que, a ser uma possibilidade, o lançamento de ecrãs minis com Windows 8, chegam já com mais de um ano com atraso, onde este mercado já está a evoluir os equipamentos já no mercado há meses. Assim, para além do problema do Snap, a Microsoft terá de ver que o iPad mini estará a caminho de um ecrã com retina e os tablets com Android estão a preços muito competitivos e com grande qualidade. Qual será a vantagem de um utilizador comprar um tablets mini com Windows 8 em vez de um iPad Mini, Kindle Fire ou Nexus 7?

Terá de lançar algo para o mercado que faça claramente a diferença, coloque num tablet mini o Windows 8, um tablet consola, como foi já ouvido o rumor do Xbox Surface. [via]

Arquivado na categoria: Gadgets, Informação, Windows 8


 
Imprima este artigo
 
Post2PDF  
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *