[MWC 2012] myFC PowerTrekk: o carregador que gera electricidade com… água

From Revolução Digital March 01, 2012 at 06:19PM

Click here to visit original post!

Além dos produtos que chamam à atenção de toda a gente, muitas das vezes suportados por grandes empresas, havia também no MWC 2012 uma multitude de pequenas empresas a mostrar as suas ideias e inovações. Uma delas era a myFC que nos fez uma pequena demonstração do seu gerador de electricidade, o PowerTrekk, que apenas precisa de água e de uma cápsula especial para recarregar o nosso smartphone.

Já vos tínhamos falado do PowerTrekk há uns dias atrás aqui no Revolução Digital. Devido e isso, e ao facto de se tratar de uma ideia verdadeiramente original, fomos então ao stand da myFC ver com os nossos próprios olhos como funcionava a coisa. Bem, quando digo stand é um pouco forçado pois a myFC estava num cantinho de um grande stand que a Suécia montou para promover algumas das suas pequenas empresas. Um exemplo, seguido por outros países como a França e Israel mas que infelizmente não chegou a Portugal. Mas isso é outra conversa.

Voltemos a focar-nos no PowerTrekk. Tal como já tínhamos visto, esta espécie de gerador de electricidade ecológica é uma ideia realmente interessante. Em qualquer sítio, basta colocarmos uma cápsula (a senhora do stand até as comparou com as do café :) ), enchermos o pequeno depósito de água, ligar o aparelho ao nosso dispositivo a recarregar e carregar num botão.

Quase que por magia a electricidade é então gerada e num ápice estamos a recarregar o nosso telefone ou tablet através da utilização de água. Internamente o PowerTreek inclui um sistema que consegue separar o hidrogénio da água e utilizá-lo para gerar corrente eléctrica. E como as pilhas de combustível não são propriamente conhecidas por armazenar energia, a myFC incluiu também na parte verde uma bateria de iões de lítio que permite guardar electricidade que seja produzida e não consumida de imediato.

Ora vejam este pequeno vídeo de demonstração onde podemos ver o PowerTrekk em acção:

É realmente uma ideia muito interessante mas o facto de termos de andar com aquelas cápsulas atrás pode vir a ser um ponto contra. Até porque perguntei e a simpática sueca que me fez a demo do PowerTrekk garantiu-me que uma cápsula dá para recarregar o nosso smartphone… apenas uma vez :(

20120229_mwc-2012_myfc-powertrekk_000120120229_mwc-2012_myfc-powertrekk_000420120229_mwc-2012_myfc-powertrekk_000520120229_mwc-2012_myfc-powertrekk_0006

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *